quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Especial "Roube como um Artista"!

Recentemente eu adquiri um livro muito legal e útil para quem trabalha com criação: o "Roube como um Artista" do Austin Kleon, e ele me fez parar para pensar bastante sobre tudo o que eu faço, desde o meu trabalho chato que faço de segunda a sexta, passando pelo meu blog, minhas partidas de RPG, a música que eu ouço, e principalmente o jogo que estou criado, o Bruxos & Bárbaros.

A premissa básica do livro, que na verdade traz diversas outras dicas, conselhos e reflexões, é que não existe um trabalho totalmente original, que nasce do nada, sem referências e inspirações. Quer dizer, pode até existir, mas é muito improvável, e dificilmente será bom, já que não tem nenhuma alicerce. A ideia é que artistas (ou designers, poetas, ou quem quer que seja) criam seus trabalhos copiando o trabalho de outros, mas não no mau sentido. As pessoas pegam elementos de vários trabalhos que amam, misturam com outras cosias de outros projetos que admiram, acrescentam algo único que tem a ver com sua bagagem e experiência e produzem algo diferente e novo, mas que nasceu de algo que existia antes. É um acréscimo, um crescimento, uma forma de homenagear o que veio antes, honrar suas paixões.

E com o Bruxos & Bárbaros não é diferente. Ele é uma criação, um jogo, que nasceu do amalgama de diversas paixões que tenho, misturado com minhas própria experiência e visão de o que fazer com tudo isso que roubei. E acreditem, isso é normal com todo o tipo de criação, e não é uma simples cópia, é uma reciclagem, uma reinvenção, uma reinterpretação daquilo que já existia, misturado com outras coisas e ideias, gerando algo novo. Sendo assim, nada mais justo do que eu dividir com vocês a minha lista de vítimas. Eu roubei muita coisa de muitos lugares, misturei tudo e vou acrescentando minha própria visão sobre cada questão, modificando tudo a fim que se torne algo único. Sendo assim, foi uma honra roubar, ou me inspirar, de vários jogos, dos quais farei uma pequena relação abaixo:

Dungeons & Dragons: Sem dúvida o jogo original de fantasia é uma das maiores inspirações e vítimas da minha ladronagem. Especificamente, as edições clássicas com sua simplicidade e foco na exploração e improvisação foram estudadas a fim de proporcionar uma experiência de jogo menos travada, mais solta, e mais aberta a diversas possibilidades, sem limitar os jogadores. Além disso, o nível de poder e a mortalidade dos personagens nessas edições dão um tom mais "real" e perigosos para o jogo que acho fundamental para uma história de Espada e & Feitiçaria.

Dungeon Crawl Classics RPG: Outro grande assalto ocorreu como DCC RPG. Esse é um jogo incrível que bebeu na fonte anterior, e nas fontes da fonte anterior (como estou fazendo também). Ele também parte do D&D, mas transcende sua inspiração e se baseia fortemente na aleatoriedade, no caos, e nos contos do Appendix N. A forma como a sorte influencia o jogo, e como a magia é poderosa e perigosa ao mesmo tempo foi uma grande inspiração.

Dragon Warriors: Um outro RPG Old School da década de 80 na Inglaterra. Tem uma abordagem de jogo que cresceu dos famosos livrinhos do Aventuras Fantásticas com um quê de fantasia sombria e história, o que lembra muito os mundos de Espada e Feitiçaria. A forma como o jogo trata as linguagens, o uso de armaduras e escudos e a feitiçaria também foram bastante inspiradores na criação do Bruxos & Bárbaros.

The One Ring - Adventures Over the Edge of the Wild: Um jogo relativamente novo, publicado pela Cubicle 7, ambientado no aclamado mundo criado por J. R. R. Tolkien que é fantástico. O sistema de regras parece ter sido feito sobre medida, focando em diversos aspectos importantes na narrativa de Tolkien, como a corrupção pelas sombras, o heroísmo, e a Jornada. Especificamente, para o B&B, o sistema de Jornadas serviu como uma grande base para elaborarmos um conjunto de regras de exploração em ambientes selvagens, e as características dos personagens é uma das fontes de inspiração para as regras relacionadas aos Aspectos.

FATE: FATE é um sistema muito moderno, ágil, flexível, e narrativo que funciona muito bem para aventuras com bastante ação, que é o padrão das histórias de Espada e Feitiçaria. Sem dúvida nenhuma os Aspectos do FATE ajudaram na concepção dos Aspectos do B&B, e a maneira como gastar Fate Points foi uma das inspirações para a questão do uso da Sorte no nosso jogo.

Mouse Guard RPG: Esse jogo que nasceu do famoso Burning Wheel traz algumas ideias muito boas sobre como criar desafios e recompensar os personagens por superá-los. Parte do sistema de evolução de personagens roubou um pouco desse jogo.

Barbarians of Lemuria: Um excelente jogo de Espada e Feitiçaria. Flexíveil, rápido, e simples. A forma como ele trata a evolução dos personagens, a utilização da carreiras, o uso de Pontos Heroicos, e como a feitiçaria é apresentada também foram vítimas para no nascimento do B&B.

Edge of the Empire: O mais novo RPG do universo do Guerra nas Estrelas foca no lado mais cinzento daquele universo. É um jogo sobre piratas, contrabandista, caçadores de recompensas, e outros tipos não tão nobres. E os heróis dos contos de Espada e Feitiçaria são muito parecidos com eles. Eles não são cavaleiros com armadura prateada tentando salvas uma princesa, mas sim bárbaros selvagens em busca de glória, gananciosos ladrões em busca de ouro, e coisas do tipo. Assim, as ferramentas narrativas apresentadas nesse jogo para representar esse tipo de vida e as complicações que ela traz foram bem estudadas para serem adaptadas a um jogo de fantasia medieval, especialmente um de Espada e Feitiçaria.

Savage Worlds: Este sistema genérico com um foco em histórias de aventura e ação traz regras bastante interessantes, tanto para resolução de ações como para criação de história. A maneira como ele lida com dados de diversos tamanhos foi uma ótima inspiração para os Testes de Atributo. Além disso, algumas coisas do sistema de combate, de resolução de ações em geral, e como o jogo propõe a lidar com interlúdios foram bem estudadas e entraram no mix da criação do B&B.

Atlantis - Second Age: Um jogo de Espada e Feitiçaria em um mundo pré-histórico do nosso bastante interessante. O sistema de magia foi bastante inspirador também, assim como algumas manifestações de poder e corrupção que ela causa a seus usuários.

Astonishing Swordmen & Sorcerers of Hyperborea: Uma cria da OSR que trouxe o clima de Espada e Feitiçaria para os jogos Old School de forma primorosa. As classes de personagem, o estilo das magias, e o cenário sem dúvida serviram como grandes inspirações.

Lamentations of the Flame Princess: Outro representante da OSR que injeta horror e fantasia estranha no jogo que já conhecemos bem. Suas reinterpretações de coisas clássicas dos jogos de fantasia e o clima de horror estranho, criaturas do mythos e essas coisas foram bastante estudadas por terem a ver com Espada e Feitiçaria também, afinal Howard, Lovecraft e Smith eram bem ligados.

Conan RPG: Publicado pela TSR na década de 90, esse jogo traz ideias bem legais para sua época e consequências interessantes para os praticantes de magia. Além disso, ele já abordava bem o papel da sorte nos jogos desse estilo.

Fiasco: Esse jogo de narrativa compartilhada tem boas lições a ensinar sobre improviso e construção de histórias de forma aleatória, que com certeza utilizarei.

Cosmic Patrol: Esse jogo simples de Ficção Retrô tem uma maneira bem legal de estruturar pequenas aventuras e uma maneira de subverter o papel do mestre que tentarei empregar em certo lugar no jogo.

Enfim, são muitos jogos dos quais roubei, que dizer, estudei para formular algo diferente e novo para o Bruxos & Bárbaros. Eu construí um jogo com base no que veio anteriormente, combinando grandes ideias de diversos artistas com minhas próprias visões sobre o assunto. E, no final, mesmo me baseando em tantas coisas, o Bruxos & Bárbaros não é igual a nenhuma delas, mas tem uma identidade própria que honra essas referências passadas. Isso sem contar as outras fontes de inspiração, como filmes, livros de contos, e outras coisas.

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário