sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Recuperando pontos de Sorte

Uma das diversas coisas que diferenciam o Bruxos & Bárbaros de outros RPGs de fantasia tradicionais é a existência de um Atributo ligado à Sorte, ao destino, ao favor dos Deuses e outras entidades. Ele é um atributo que serve para diversas cosias dentro do jogo, desde testes para saber se coisas acontecem com seu personagem que tem mais a ver com a sorte do que qualquer outra coisa, como para ser gasto para se obter favores especiais dentro do jogo (como acionar habilidades únicas).

Durante o jogo esse atributo sofre variações constantemente, afinal, o ânimo dos Deuses do destino é bastante caprichoso. Uma hora um personagem pode precisa de sua sorte para se salvar de uma armadilha, ou mesmo para acertar um golpe mortal no terrível feiticeiro. Mas quem recorre muito à Sorte, um dia pode ficar sem ela. Então como recuperar o favor dos Deuses, fazer a balança do destino pesar para o seu lado novamente? Bem, há algumas formas, como veremos abaixo.

Pontos de Sorte

A Sorte é uma atributo bastante volátil dentro do Bruxo & Bárbaros. Ele é poderosíssimo se usado nos momentos certos, mas o seu uso indiscriminado pode fazer com que o personagem se veja desamparado nos momentos mais importantes.

De maneira geral, uma vez gasto um ponto de Sorte, ele não é recuperado de forma natural como os outros Atributos, é preciso algo mais para que o Universo, os Deuses, os as outras Entidades decidam alterar a balança a seu favor. No entanto, há algumas maneiras de se recuperar pontos de Sorte, ou mesmo aumentar o seu valor inicial, e uma delas é como forma de recompensa em uma aventura, como explicado abaixo.

Atos Heroicos

O Cronista pode presentear os personagens com alguns pontos de Sorte (normalmente 1 ou 2) por aventura, devido às suas conquistas, atos, e manobras que os tornam valorosos, corajosos, sábios, ou importantes. As grandes entidades que controlam os destinos dos mortais tomam nota e apostam naqueles campeões que parecem mais promissores, e aqueles que demonstrarem verdadeiro potencial com seus atos com certeza são privilegiados por esses seres extra-planares.

Sendo assim, sempre que o Cronista achar apropriado, no final de uma aventura, ele poderá premiar os personagens com 1 a 3 pontos de Sorte devido aos seus feitos naquela história. A maioria dos personagens recebe 1 ponto de Sorte graça a atuações heroicas, bravas, e que tragam consequências significativas. Aqueles que realmente se destacarem, provando seu valor e seu poder, são premiados com 2 pontos de Sorte. Um prêmio de 3 pontos deve ser bastante raro, reservado para aqueles que causarem um impacto tremendo no mundo, e chamar a atenção das entidades extra-planares de forma bastante significativa, provavelmente atraindo tanto o favor de algumas, como o ódio de outras. Esta é a única forma que os personagens possuem de ultrapassar o seu valor natural de Sorte.

De Acordo com o Alinhamento

Como explicado anteriormente, os Alinhamentos dos personagens tem uma importância cósmica muito grande, e podem ajudar a influenciar o peso da balança do destino. Aqueles que agirem de acordo com essa ligação e com os aspectos que ela representam podem recuperar um ponto de Sorte por aventura.
Ou seja, personagens de alinhamento Ordeiro recuperariam 1 ponto de Sorte se agissem de forma a ampliar e fortalecer os interessas das entidades ordeiras em Anttelius (como o avanço das civilizações, o controle e a aniquilação de entidades caóticas, a supremacia do homem sobre a natureza), ou se portasse de maneira honrosa e civilizada. Já personagens caóticos deverão agir de forma a fortalecer as influências do Caos em Anttelius (demonstrando a importância do poder individual, favorecendo a natureza caótica e selvagem sobre a civilidade, derrotando entidades ordeiras) e demonstrando ser um indivíduo sem honra ou inescrupuloso. Os personagens neutros, então, deverão agir para ampliar a influência das entidades neutras (manter o equilíbrio entre o Caos e a Ordem, a busca por um aspecto intangível, o controle sobre entidades caóticas ou ordeiras), e demonstrar que mesmo tendo alguma honra, às vezes é preciso deixa-la de lado para alcançar objetivos maiores. Vale notar que não é possível ultrapassar o valor natural de Sorte do personagem dessa forma.

Acionando um Aspecto Negativamente

Os Aspectos no Bruxos & Bárbaros tem uma função muito importante, a de caracterizar e tornar únicos os personagens. Assim, além de servirem como um guia para interpretação e condução do personagem dentro do jogo, eles tem funções mecânicas no sistema que os tornam ainda mais significativos.

Uma vez por sessão o próprio jogador pode invocar um Aspecto do personagem quando acreditar que ele possa ser prejudicial para a cena. O Cronista pode sugerir essa invocação, caso ache que ela seja aplicável, mas não pode forçar o jogador a ativá-la. Fazendo isso, o personagem automaticamente falha no que estava tentando fazer, ou se complica de forma significativa. Um Bárbaro com o Aspecto “selvagem”, por exemplo, poderia se portar de maneira muito indelicada em uma reunião de negócios com um Lorde do Crime e arrumar um inimigo. Quando isso ocorrer, o personagem recupera 1 ponto de Sorte, mas não podendo ultrapassar seu valor inicial. É bom lembrar que o Cronista tem a palavra final quando a validade dessa invocação, pois deve haver consequências significativas para o personagem, caso contrário o ponto de Sorte não é obtido.

Acionamento de uma Complicação

Complicações servem para deixar a vida dos personagens mais interessantes, e funcionam muito bem para deixar o jogo com um clima maio de Espada e Feitiçaria. Quando o Cronista acionar a Complicação de um personagem, aquele indivíduo terá alguns problemas a mais naquela aventura, e por isso os Deuses o premiam com um ponto de Sorte extra. Essa premiação, no entanto, não pode fazer com que o valor do Atributo Sorte ultrapasse seu valor inicial.

Enfim, a Sorte é um Atributo importantíssimo, que pode fazer a diferença entre um herói e um fracassado, mas se abusada em demasia pode se tornar a pior inimiga de um aventureiro.

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário