sábado, 31 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Ongkheseanos

Voltando a trazer material que virá no próximo "Jogo Rápido" do Bruxos & Bárbaros, hoje apresento mais uma cultura inicial deste RPG. Para quem não está acompanhando, foram disponibilizados novos arquivos, com algumas correções para o Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros - O Crânio de Tuhan. Enquanto isso, eu vou continuando a traduzir minhas anotações em algo apresentável, trazendo o conteúdo que vira no próximo Jogo Rápido e na versão final do jogo. Já vimos como será a Geração de Atributos e Augúrios, trouxe as culturas Arthasiana, Athiggnu, Eleana, Kollichiana, assim como as Complicações, que dão um toque especial ao personagem.

Mas hoje, o assunto é os Ongkheseanos, um povo místico e espiritualizado que também veio do oriente, mas em busca de respostas e sinais de seus Deuses das Estrelas. Acreditando que são descendentes de seres mais evoluídos de outros planos e mundos, esse povo se dividiu em castas baseadas na evolução espiritual de seus membros, e a única chance de acensão social em sua sociedade é através da ordem dos Sacerdotes de Baitan, que servem os Deuses de outros mundos. Agora, nos vales centrais de Arthasia, esse povo chega guiado por visões estranhas em busca de um jeito de se encontrar com seus Deuses das Estrelas e voltar para "casa".

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Entre Blackmoor e Mystara - Cenário para D&D

Outro dia, conversando com o Rafael Beltrame, do Módulos RPG, sobre resenhas de produtos das edições antigas de D&D, da época da TSR e tal, sugeri a ele uma resenha de Blackmoor, o primeiro cenário de fantasia para RPGs, ou melhor, o primeiro cenário de RPG já feito. A ideia era interessante, mas o acesso a informações sobre esse cenário, pelo menos para nós brasileiros não é fácil. A TSR em si não manteve esse cenário por muito tempo, sendo que a Judge's Guild que publicou ele originalmente em 1977, apesar do cenário existir desde 1971.

Blackmoor é um cenário de fantasia científica, pois o mundo alcançou um nível tecnológico bem acima dos cenários padrões de fantasia. Ou seja, magos com rifles laser! Só que algo que nem todo mundo sabe, o cenário popularmente conhecido como Mystara, o Mundo Conhecido, é na verdade o futuro de Blackmoor, depois de grandes cataclismas, cerca de 4000 anos depois, quando o mundo sofreu tantas transformações que quase ninguém se lembra do passado glorioso e suas maravilhas. Mas e quanto a esse grande período de tempo entre os dois cenários? O que aconteceu durante esse período?

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - As Influências de H.P. Lovecraft

Esse mês na Ciranda de Blogs o tema escolhido foi Lovecraft, em homenagem ao mês de aniversário do falecido autor e criador dos Mythos. Sua importância literária é inegável, assim como a sua influência em diversos jogos, inclusive nos RPGs. Quando pensamos em Lovedraft e RPG, a primeira coisa que nos vem à cabeça é Call of Cthulhu, certo?

Mas muitos outro jogos tiveram a influência desse mestre do horror, o próprio primeiro RPG teve suas pitadas de Lovecraft, e o nome deste autor aparece na famosa listagem do Appendix N. Fora isso, diversos elementos de D&D devem sua origem aos contos de horror criados com base no Mythos, como as abominações, as dimensões de onde elas veem, alguns deuses (inclusive as primeiras impressões do Deities and Demigods da primeira edição vinha com uma parte dedicada ao Mythos). O Bruxos & Bárbaros, então, não podia deixar de se influenciar por esse escritor tão importante, e diversos elementos do jogo e do cenário foram inspirados por elementos do horror de Lovecraft.

domingo, 25 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Kollichianos

Para quem não viu, foram disponibilizados novos arquivos, com algumas correções para o Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros - O Crânio de Tuhan. Foram poucas as correções, mas demos uma melhorada em alguns aspectos da diagramação do livreto também. Enquanto isso, eu vou continuando a traduzir minhas anotações em algo apresentável, trazendo o conteúdo que vira no próximo Jogo Rápido e na versão final do jogo. Já vimos como será a Geração de Atributos e Augúrios, trouxe as culturas Arthasiana, Athiggnu, Eleana, assim como as Complicações, que dão um toque especial ao personagem.

Hoje conheceremos um pouco mais sobre os Kollichianos, as Lâminas de Rullik. Esse povo oriundo da região leste de Arthasia é quase tão antigo quanto os Zartarianos, mas passou milênios sem formarem uma cultura organizada. Foi graças às palavras da Rainha-Profetiza Silaya que esse povo se uniu e venceu as difuculdades que os assolavam, formando um império forte e determinado. Hoje, eles voltam seus olhares para o ocidente, em direção aos vales férteis onde as outras culturas brigam entre si. Será que o Império de Killichar se expandirá ainda mais?

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Atualizações e Erratas

Há poucas semanas eu liberei para download o Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros, com tudo o que alguém precisa para começar a jogar, conhecer um pouco desse RPG, e se aventurar pela Tumba de Tuhan. O pacote continha um livreto de 80 páginas, com todas as regras essenciais para o jogo, uma aventura pronta, e fichas de personagens prontas para serem usadas. Fiz tudo isso para conseguir levar algo apresentável para o World RPG Fest, e para todo mundo na internet que estivesse interessado no jogo que eu e meu amigo Pep estamos criando.

Só que, como todos sabem, esse é um jogo totalmente independente, feito por simples paixão pelos RPGs Old School e literatura de Fantasia Pulp. Não somos uma editora, não temos revisores nem nada do tipo, e o jogo ainda não está pronto. Sendo assim, fatalmente alguns errinhos acabam passando, mas nada que não possamos corrigir (ainda mais se tivermos ajuda de vocês, que se acharem algo estranho, podem nos dizer). Sendo assim, estou colocando no ar uma versão revisada e corrigida do Jogo Rápido. São poucas as correções ou modificações, mas é importante informar sobre elas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Complicações dos Personagens

Uma das características principais do Bruxos & Bárbaros é que ele não é um RPG de fantasia tradicional, "tolkieniana", que conhecemos mais comumente hoje. Os personagens não são nobres cavaleiros, bondosos clérigos, graciosos e nobres elfos. Eles são aventureiros, sujos, gananciosos, e em busca de seus objetivos pessoais. Sim eles forma grupos, afinal é mais fácil enfrentar as dificuldades que encontram com companheiros do que sozinhos, mas eles não são necessariamente bonzinhos. Sua ações podem até provocar o bem em consequências, mas eles, principalmente, perseguem os seus objetivos.

Para reforçar esse aspecto, resolvi implementar uma regra opcional para os personagens, as Complicações. Os aventureiros não são pessoas comuns, pacatas, que levam seu dia a dia da mesma forma por anos, evitando problemas e confusões sempre que podem. Eles assumem riscos, enfrentam problemas corajosamente, e muitas vezes não pensam nas consequências. Sendo assim, é comum possuírem inimigos, rivais, dívidas, prêmios sobre suas cabeças e outros problemas. Essas coisas são Complicações, e podem ser usadas para criar um personagem mais interessante, e servem como ferramenta para o Cronista na hora de criar e conduzir aventuras.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Geração de Personagens em RPGs Old School - Reflexões

Como vocês sabem, estou por aí tentando mestrar a maior número de vezes, para o maior número de pessoas que eu conseguir o jogo que eu estou criando com meu amigo Felipe "Pep", o Bruxos & Bárbaros. Isso, normalmente, significa que as pessoas escolhem alguns dos personagens prontos que preparei, e se aventuram a explorar o Túmulo de Tuhan da aventura pronta.

Só que aconteceram algumas coisas que me tiraram da minha zona de conforto. Primeiramente, o pessoal com quem jogo toda semana (sistemas e campanhas variadas, revezando mestres inclusive) queria experimentar o Bruxos & Bárbaros, mas queriam fazer seus próprios personagens. O problema é que eu não passei, ainda, todo o material necessário para criação de personagens para um texto único, unificado, e inteligível, estou fazendo isso agora (e ele será o segundo "preview" Jogo Rápido do B&B). Até aí, nada demais, eu teria, simplesmente que ajudá-los mais que o normal e ir explicando as coisas, e mostrando as várias anotações para eles. As complicações começaram quando eu apresentei as regras padrões de criação de personagens para eles, inspirada no jogo de fantasia original e suas versões mais clássicas.

domingo, 18 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Eleanos

E a produção do próximo "preview" do Bruxos & Bárbaros não para. Depois dos Arthasianos e dos Athiggnus, trago para vocês mais uma cultura com descrição completa hoje. Aliás, ontem narrei mais uma vez a aventura "Crânio de Tuhan" do Jogo Rápido, lá no encontro de RPG Saia da Masmorra. Foi bem legal, mas os jogadores decidiram desistir de ir atrás dos tesouros mais valiosos, deixando o túmulo de Tuhan fechado, indo embora com o pouco de tesouro que já conseguiram em outros lugares. Será que foi uma sábia decisão?

Enfim, falemos então dos Eleanos, a cultura de hoje. Esses homens e mulheres são tidos como os mais avançados e civilizados de Arthasia, o continente central de Anttelius. Suas cinco maiores Cidades-Estados são o centro da civilização que ressurgiu depois da queda do Império de Sartar. Aproveitando o que seus antigos senhores deixaram para trás, esse povo rapidamente deixou a barbárie e dominou antigas ciências, arquitetura, e outras artes. No entanto, eles herdaram também outros vícios e pecados dos antigos Sartarianos, e hoje estão em plena decadência. Confira abaixo o texto (ainda pendente de revisão), que descreve essa cultura em maiores detalhes.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Resenha - Edge of the Empire - Begginer's Box - Introdução ao novo RPG do Star Wars

A muito tempo atrás, em uma galaxia muito distante... É uma época sombria para a galaxia. Atacando de suas bases secretas, a Aliança Rebelde destruiu a poderosa Estrela da Morte do Império Galático. Agora, as Forças Imperiais contra-atacam, jogando a galaxia em uma grande guerra civil. Entre o conflito, centenas de planetas sofrem debaixo da tirania do Império. Muitos fogem da opressão para construir novas vidas depois da fronteira da civilização. No limiar do Império, esses renegados lutam para sobreviver e se manter livres no meio de um conflito constante.

Assim seriam aquelas primeiras palavras que voam pela tela no começo de um filme da franquia do Guerra nas Estrelas se ele fosse feito baseado no RPG Edge of the Empire, da Fantasy Flight Games. Depois da West End Games, e da Wizards of the Coast, é a vez dessa companhia de trazer o universo de Goerge Lucas para as mesas de jogo.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Athiggnus

Voltamos com mais uma postagem trazendo prévias do que está por vir no próximo "preview" do Bruxos & Bárbaros, com regras para criação de personagens e uma aventura inédita "Os Salões do Rei Símio". No último artigo, apresentei a descrição completa do Arthasianos, os Homens Comuns, Filhos de Arthasia. Dessa vez, lhes trago os Athiggnus, os Andarilhos da Noite.

Este é um povo nômade, festivo, supersticioso, e cheio de artimanhas. Sua beleza é exaltada, mas seus hábitos e costumes são vistos como incivilizados. Os outros povos desconfiam deles, mas não podem deixar de depender de seus serviços, que incluem a venda de informações e outros bens incomuns, como contrabando, drogas, e outras coisas. Os Athiggnus comandam uma grande rede de informantes, contatos, e comerciantes escusos, e sabem muito bem cobrar por isso.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Arthasianos

Seguindo com o planejamento de lançar um segundo "preview" do Bruxos & Bárbaros com as regras para criação de personagens (e para evolução desses), estou apresentando algumas postagens com parte do conteúdo que fará parte desse material. Hoje eu trago uma cultura, com sua descrição completa, incluindo história, costumes, organização, aparência, reputação, e até a sua benção cultural. Ao longo dos próximos dias, irei fazer o mesmo com cada uma das 10 culturas iniciais do jogo.

A primeira delas são os Arthasianos, os homens comuns, a população mais numerosa do cenário (pelo menos da região inicialmente apresentada). Originários da miscigenação de diversas outras culturas escravizadas no antigo Império Sartar, os Arthasianos se espalharam junto com seus senhores. Hoje eles estão em praticamente todas as Cidades-Estados, misturados com outras culturas, muitas vezes vivendo como uma classe inferior, mas preferindo isso aos perigos da vida nômade nas regiões selvagens de Anttelius.

sábado, 10 de agosto de 2013

Lightsaber Diaries - Cartas para o Jogo

Há alguns meses eu publiquei aqui no blog uma adaptação que eu fiz do universo do Guerra nas Estrelas para o sistema simples do "The Shotgun Diaries". A ideia era pegar aquele clima de corrida contra o tempo do jogo, acumulação de recursos e narrativa compartilhada e colocar o cenário dos Rebeldes lutando contra o Império e o Lado Negro da força que os caça. É um jogo bem solto, flexível, e pouco preocupado com mecânicas ou realismo. Os heróis já são competentes no que fazem e não meros iniciantes.

Nomeei a adaptação de "Lightsaber Diaries" em referência às elegantes armas dos Jedi, e preparei um PDF com poucas páginas explicando como funciona a adaptação, como as regras se adequam ao novo contexto, e apresentando os tipos de personagens possíveis. Lembro que ainda é necessário possuir o jogo original, que a editora RedBox vende, para conseguir jogar. Mas agora temos um recurso adicional muito legal para o jogo.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Ídolo do AD&D 1ª Edição - Curiosidades

Lá estava eu, outro dia, mexendo na página do Pontos de Experiência no Facebook quando recebo uma mensagem do Vinícius Alvim perguntando sobre o "Demon Idol" da capa do Livro do Jogador do AD&D 1ª Edição (ilustrada por David Trampier). Ele queria saber sobre a origem da estátua, e se ela aparecia em algum módulo (aventura) publicado.

Apesar de ser um apaixonado pro jogos Old School, principalmente as primeiras versões de D&D, seus retro-clones, e jogos inspirados nele e nos livros do Apêndice N, confesso que sou apenas um iniciado, um acólito, nesse mundo tão vasto e de conhecimentos tão profundos. Eu nasci em 1984, comecei a jogar em 1995, e só descobri, realmente, minha fascinação pelos jogos mais antigos há alguns anos. Sendo assim, para mim, AD&D 1ª edição é tão novidade como outro jogo lançado a pouco mais de dois anos. Então tive que pesquisar por aí, fazer perguntas, ler fóruns, mas no final consegui coletar algumas informações interessantes e algumas curiosidades.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bruxos & Bárbaros - Geração de Atributos e Augúrio

O Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros já está por aí, mas a gente não parou de produzir. Seguindo o resultado de uma votação que rolou lá no grupo do Facebook do jogo, vamos lançar o próximo "preview" com regras para criação de personagens, evolução até o 3º nível, e uma nova aventura. E para isso, eu estou transformando minhas anotações indecifráveis em um texto capaz de ser compreendido por mentes mortais!

Comecei então, pelo começo, geração dos valores dos Atributos (Força, Agilidade, Vigor, Intelecto, Personalidade e Sorte), e para completar algo que dá um toque a mais para o personagem, seu Augúrio. Essa característica, ligada à Sorte, funciona como uma benção ou maldição do personagem. São 20 possibilidades, coisas que aconteceram na vida do personagem que os fez ligados misticamente a alguma força. Isso faz com que alguns personagens tenham uma vantagem ou desvantagem em alguma situação, influenciando sua vida de alguma forma. É como a influência do destino. Abaixo vou reproduzir parte do texto que estou escrevendo para o próximo "preview". Para descrição e uso dos atributos, refiram-se ao Jogo Rápido.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

The One Ring - Nova Cultura: Os Dunedain do Norte

Quem acompanha o blog desde o princípio, sabe que eu mestrei uma campanha bem cumprida, semanal, de The One Ring (O Um Anel), talvez sendo uma das primeiras campanhas desse RPG aqui pelo Brasil. Logo no começo do jogo, um amigo (que sempre quer fazer algo diferente) quis fazer um Dunedain, um Ranger do Norte. Assim sendo, lá fui eu criar regras e uma cultura nova para esse jogador.

Acabou que eu criei a cultura, fiz um PDF bonito dela, e coloquei aqui no blog para quem quisesse baixar. Como na época a Devir não tinha lançado o jogo por aqui, o material estava todo em inglês (que é o idioma dos livros que eu tenho desse RPG mesmo). A cultura foi toda feita com base no material dos livros do próprio Tolkien, inspirado principalmente no Aragorn e nos relatos dos feitos de outros Dunedain por contos perdidos por aí. O resultado final ficou bastante legal (modéstia a parte), é usado por uma porção de gente por aí, inclusive lá fora. Enquanto uma versão oficial não sai nos próximo suplementos do jogo, essa cultura via quebrando um galhão.

domingo, 4 de agosto de 2013

Ciranda de Blogs - Tema de Agosto: Lovecraft

Chegamos ao quinto mês da Ciranda de Blogs, que agora enfrenta um pequeno problema. Com a restrição da criação de enquetes nas páginas do Facebook, e com o World RPG Fest no final do mês, me atrapalhei em como fazer uma votação para a Ciranda de Agosto, e o máximo que consegui foi sugestões para o tema. Por outro lado, percebi que não existe um grupo de blogs de RPG no facebook, então acho que era uma boa criarmos um e assim as enquetes podem rolar por lá, não acham? Acabei, então criando esse grupo, o qual espero que seja aceito pela comunidade. No final do mês, então, crio a enquete por lá.

Em Agosto, então, resolvi aceitar a sugestão da Graci, e o tema vai ser Lovecraft! É bom que a sugestão bate com o tema da Dungeon Carioca desse mês aqui no Rio, e isso pode gerar um bom material para mestres e jogadores. Além disso, Lovecraft é um autor que é unânime em gosto para todos que eu conheço. Há muito material, histórias, e elementos de jogo que podem ser criados com base em sua obra, sem contar as extrapolações que podem ser feitas com base em seu nome (Lovecraft = Técnica do Amor, por exemplo). Agora é só aquecermos nossos dedos e produzir material galera.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Resultado - Ciranda de Blogs de Julho - Robô Gigante

O mês de Julho chegou ao fim, e com ele vieram diversas postagens para a Cirande de Blogs. O tema foi "Robô Gigante", o primeiro tema escolhido totalmente democraticamente na página do Pontos de Experiência no Facebook (e que agora não pode mais fazer enquete, então não sei como escolher o próximo tema).

Os participantes tiveram um mês inteiro para produzir alguma material relacionado a RPG (fosse uma aventura, um monstro, um item mágico, um conto, um ensaio, qualquer coisa) e com o tema, que em Julho foi Robô Gigante (podendo extrapolá-lo da maneira que conseguir). Depois, bastava que as pessoas disponibilizassem suas produções na internet (não precisa ser num blog, pode ser um PDF no Dropbox, um vídeo no YouTube, ou qualquer coisa assim). O objetivo da ciranda é incentivar a produção de material criativo, desafiar as pessoas (afinal, é uma brincadeira), e, de quebra, divulgar o trabalho de todos. Abaixo estão os links para cada uma das postagens que recebi esse mês. Se esqueci alguém, por favor, deixe um comentário com o link para o seu material que eu atualizo a página assim que puder.