sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fazendo os NPCs mais memoráveis

Em uma campanha normal de RPG, os jogadores irão interagir com dezenas, senão centenas de NPCs diferentes, muitos, inclusive, que eles não precisarão matar imediatamente (calma, quem sabe outra hora). Não é incomum que esses personagens retornem e reapareçam com regularidade no jogo. Já aconteceu dos seus jogadores não se lembrarem exatamente quem é aquele taverneiro que agora vem pedir ajuda para eles?

Pois é, comigo já, várias vezes. Mas existem algumas coisas que a gente, como Mestres, podemos fazer para evitar essas situações e ajudar os jogadores a se lembrar mais facilmente desses indivíduos em nossas campanhas. Aliás, isso ajudará até a nós mesmos nos lembrarmos deles e colocá-los em papeis mais importantes nos nossos jogos, criando uma maior interação com o mundo de jogo, além de deixá-lo mais crível e real na visão dos jogadores.

Distingua-os: A maioria dos RPGs que a gente joga tem um grande número de tipos de personagens que podem existir e interagir com os personagens. Raças diferentes, subgrupos e espécies com características, aparência, vestimentas e outros traços capazes de diferenciá-los facilmente. Além disso, tatuagens, marcas de nascença, cicatrizes e outras coisas são de grande ajuda para dar destaque a certos NPCs, facilitando que as pessoas se lembrem deles (ah, o cara sem olho!). As vestimentas e outros adereços visuais devem ser utilizadas também. Quem sabe aquele taverneiro não está sempre usando um chapéu de capitão velho e surrado? Pense em sotaques, tiques e maneirismos que possam diferenciá-los e deixar uma marca também. Procure sempre algo para dar destaque e que chame a atenção, isso vai ajudar bastante na hora dos jogadores formarem uma imagem mental do NPC e a lembrança virá muito mais facilmente.

Coloque um rosto ao nome: O que não falta hoje em dia são imagens e ilustrações na internet. A nossa memória visual é muito boa, por incrível que parece. Não é comum nos lembrarmos do rosto de alguém mas não do seu nome? Procure imagens na internet para servir de rosto para seus NPCs. O DeviantArt é ótimo pra isso, assim como são os "webenhantments" de publicações da Paizo, por exemplo.

Coloque-os em mais de um papel: Esse é uma técnica comumente usado para autores de filmes, seriados e livros. Às vezes, pensamos em diversos papeis a serem preenchidos em uma aventura, principalmente aquelas que envolvem bastante interação social, intriga e mistério, e acabamos querendo criar um NPC para cada um desses papeis, acabando por ter dezenas de NPCs em uma só aventura, que provavelmente jamais serão vistos novamente. O que deve ser feito é a utilização do mesmo NPC para vários papeis. Talvez o taverneiro que fornece rumores para o grupo quando estão pela cidade possa ser o mesmo cara que vai pedir ajuda a eles uma outra ocasião e o mesmo indivíduo que passa informações sobre o grupo para o necromante, já que sua filha está sendo ameaçada pelo vilão. Quanto menos NPCs, maiores são as chances dos que são utilizados serem lembrados e terem uma presença mais marcante no jogo. Eles ficam mais ricos em termos de história e você precisará se lembrar de menos sotaques e maneirismos durante o jogo.

Utilize cartões e anotações: Se você puder e for organizado o suficiente, utilize aqueles cartões de anotações (pequenos) para anotar detalhes dos NPCs, como aparência, sotaque, personalidade, maneirismos, objetivos e papeis no jogo. Anote também as mudanças que vão acontecendo com eles durante a campanha. Dessa forma, você terá todas as informações essenciais sobre esses personagens na ponta dos dedos sempre que precisar. Se estiver preparando uma aventura nova, pode procurar no seu "Arquivo" de NPCs por um que se encaixe no papel que você quer sem precisar ficar criando um novo toda hora (vide dica acima).

Escolha nomes diferentes o suficiente: Uma forma de ajudar os jogadores a se lembrar desses indivíduos mais facilmente é dar nomes diferentes o suficientes para eles, mas não tão complicados que seja impossível dos jogadores compreender. Dê preferência, varie as letras iniciais dos nomes, assim você não terá um jogo com 15 NPCs que começam com a letra "A" para os jogadores lembrarem. Uma boa opção é pegar nomes que conhecemos e dar uma modificada para parecerem algo novo e fantástico, ou mesmo invertes esses. Diogo, por exemplo, pode ser Ogoid, ou Goid.

E aí? O que acharam das dicas? Elas costumam me ajudar bastante e resolveram muitos dos problemas que eu tinha quanto a jogadores que não lembravam dos NPCs da campanha.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário