sexta-feira, 1 de março de 2013

Campanha: Alimente os Blogs!

Ser blogueiro não é fácil. Arrumar tempo entre trabalho, vida social, obrigações domésticas, sono, partidas de RPG, cinema e outras coisas, para sentar-se a frente de um computador e escrever não é fácil. Fora o tempo que a gente leva para bolar esse monte de baboseira que a gente escreve aqui. Tudo isso sem a menor pretensão de ganhar um centavo!

Então porque fazemos isso? Pela fama? Pela glória? Pelas mulheres? Nada disso. Escrevemos porque gostamos de fazer isso. Gostamos de compartilhar nossas ideias, nossas experiências, nossas maluquices. Mas, para ser sincero, existe sim algo que deixa um blogueiro feliz. Ver comentários em seu blog. Ver que alguém se deu ao trabalho de ler aquilo que a gente escreveu e quis dar algo em troca, uma opinião, um elogio, uma crítica que seja, mas quis trocar uma ideia. Isso é ótimo.

Hoje em dia, com as redes sociais, fóruns, grupos de email, muitas pessoas deixam de comentar lá na casa do blogueiro para comentar por esses lugares. Tudo bem, é um retorno mesmo assim (apesar de ser bastante comum as pessoas lerem o título e comentarem sem ler o artigo). Mas nada supera a felicidade de ver o seu blog com vários comentários de pessoas trocando ideias sobre o que escreveu. Sei que não são todos as postagens que merecem grandes diálogos, mas qualquer coisa vale.

Por isso, conversando com alguns amigos que também tem blog, resolvi criar um banner e uma campanha para incentivar as pessoas a deixarem comentários nos blogs que visitam. O nome da campanha, como diz o título desta postagem será "Alimente os Blogs!", e os banners são estes abaixo:

 

Para fazê-los, criei uma imagem de uma criatura meio bizarra saindo de um fosso antigo, tudo no pincel com nanquim, bem "old school". Quem gostar da campanha e quiser usar os banners, fique a vontade. Além disso, quem precisar de um banner desse em tamanho diferente, pode pedir que eu dou um jeito de fazer. Então é isso, não deixem os blogs morrerem de inanição galera!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

61 comentários:

  1. Ideia sensacional Diogo, usarei o banner com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Daniel! Se quiser, pode replicar a postagem, quem sabe não atingimos mais pessoas e todo mundo troca mais comentários! :D

      Excluir
  2. Vou começar a postar mais comentários nos blogs dos colegas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que fazer o mesmo! É claro que não dá para comentar em todas as postagens de todos os blogs, mas uma vez ou outra, naqueles que você curte bem, vale a pena.

      Excluir
  3. Já já tem post no ZUADA! pra engajar na campanha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Quanto mais postagens da campanha, mais gente acaba tomando consciência da coisa.

      Excluir
  4. Admito que sou um leitor mudo, acompanho vários blogs e me escondo nas sombras. Mas agora irei comentar toda vez, alimentar os monstros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Murderface! É claro que não precisa comentar em absolutamente todas as postagens, mas vez ou outra um "Legal! Vou usar isso" faz o dia de alguém :)

      Excluir
  5. Gostei da campanha! Tomara que isso aumente os comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Edvando, tomara! Acho que no início até vai, depois eu não sei. Talvez tenhamos que fazer umas postagens lembretes heheeheh

      Excluir
  6. Opa. Sempre leio o seu blog e nunca comentei. Não tenho muito a acrescentar mas gostaria de deixar regiatrado que gosto muito do material desse blog, o melhor do genero que já li nessas minhas quase duas decadas de rpg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ivan. Isso me deixa muito feliz. Mas não precisa comentar para acrescentar nada não. Um "oi", "obrigado", "achei legal", já é muito bom.

      Obrigado por acompanhar as coisas que escrevo por aqui! :D

      Excluir
  7. Nossa! Eu olho os blogos quase todo dia e nem posto nada. Não sabia que isso era importante. Doravante não mais deixarei de deixar meus comentários. A próposito, na minha modesta opinião, o blog Pontos de ExperiÊncia tem se mostrado o melhor blog de RPG da net. Somente gostaria de ver material em português para o O RPG UM ANEL, até como medida de popularizar o jogo no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o Um Anel não ajudaria tanto a popularizar o RPG. São vários fatores que envolvem este processo: de que tipo de história a pessoa gosta, seu tempo, relaçã com muitas/poucas regras.

      Gilson

      Excluir
    2. Cara, vou tentar traduzir as coisas que eu fiz para o The One Ring. Eu tenho que traduzir, o problema é que eu não sei o termos que a Devir usou por aqui, mas vou tentar!

      Excluir
  8. Confesso, também, ler muitos blogs e não comentar nada, sequer um obrigado. Mudarei esse comportamento de hoje em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo, espero que muita gente faça o mesmo. Eu mesmo tenho que comentar mais nos blogs que vejo (embora sempre comente vez ou outros).

      Excluir
  9. Aprovo essa campanha, mesmo não postando faz quase um mês... Como você mesmo disse, Diogo, arrumar tempo entre muitas coisas não é fácil... E ainda quando você posta, ninguém comenta? Sacanagem. Colocarei esse banner na minha humilde taverna.

    - Elder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pessoal não percebe que as vezes deixamos de postar porque temos a sensação de que ninguém lê mesmo (já que ninguém comenta nada).

      Excluir
  10. Boa iniciativa Diogo, eu mesmo tinha um blog que desisti pela falta de tempo e comentários.

    ResponderExcluir
  11. Brevemente o Falando de RPG entrará na campanha também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Álvaro! Quanto tiver a postagem me avisa que eu boto link aqui!

      Excluir
  12. Boa! Eu acredito que um caminho para contornar a falta de retorno poderiam ser as ferramentas do Facebook, de já estar logado para comentar (sem precisar preencher nada) e o botão curtir, para quem não tem nada para escrever.

    Para mim está sendo complicado incluir. E como incluir em Blogger, WordPress gratuito e WordPress em domínio pessoal.

    Gilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso nisso Gilson, e até quero integrar com o Facebook, mas ainda não sei fazer isso. Como conta do google acho que todo mundo tem, acho que não há tanto problema. Eu não deixei comentários anônimos porque recebi muito SPAM uma época.

      Excluir
  13. aah fofinhos! gostei, vou botar no meu também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiza, se puder fazer uma postagem reforçando a campanha, ia ser legal!

      Excluir
  14. Apoiado! Nada mais frustrante que nenhum comentário mesmo com mais de 100 views! Vou colocar a campanha no meu blog também!

    Embora ache complicado comentar em alguns blogs (incluindo esse) onde tem que escolher um registro, não podendo simplesmente comentar, isso é chato. Não seria possível facilitar isso Diogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Edu, como disse acima, eu quero integrar com o Facebook para facilitar o acesso, mas ainda estou aprendendo como. Sobre permitir comentários sem registro, eu não sei. Tem muito troll na internet e muito spammer. Já teve até propagando da advogado e detetive particular por aqui quando eu permitia.

      Excluir
    2. Saquei Diogo,

      Não sei como funciona no blogspot, mas no WP temos ótimos anti-spammers (o Akismet). Agora q finalmente aprendi a usar o registro do google, fica mais fácil pra mim comentar.

      Quanto integração ao FB, eu sou um pouco pé atrás, mas deve ser apenas cisma de velho.

      Excluir
  15. Como escrevi, esse negócio de registrar ou mesmo apenas incluir as informações pode ser um limitador, mas as ferramentas do Facebook (já estar logado e 'curtir') podem ser uma boa, mesmo para quem não tem nada a dizer pode apenas 'curtir'. Só falta conseguir colocar nas postagens, um parto.

    Gilson

    ResponderExcluir
  16. Gostei do incentivo, mesmo porque eu me enquadro no tipo de blogueiro que faz malabarismo na rotina pra encontrar tempo para escrever. Ser pai, professor, cuidar da casa e das obrigações financeiras abrange tanto da minha rotina que não sobra quase nenhum tempo para minha diversão. Tanto que não vou ao cinema há 3 anos, não jogo RPG há 5 anos e não vou à bares, restaurantes, passeios etc., há muito tempo.

    O que me sobra das horas de folga tento usar para dormir um pouco, e chego ao absurdo de reduzir um pouco das horas de sono para poder pintar miniaturas ou editar o Alforje.
    O que me lembra que o blog Alforje prossegue mais ou menos atualizado, mesmo não recebendo quase nenhum comentário.

    Talvez os comentários sejam tão raros no Alforje por causa do pouco interesse que os artigos ofereçam, por eu não conseguir tanto tempo para ser um comentarista de grande repercussão em blogs alheios, ou justamente pelo Alforje ser "apenas mais um blog" em meio ao turbilhão profuso de publicações na internet. Seja como for, continuarei postando artigos relacionados à várias áreas da cultura pop, que é a proposta do blog, no intuito de, quem sabe, atingir um público leitor mais abrangente.

    No final das contas, acredito muito na liberdade de escolha que o uso da internet reforça: pode-se ler o que quiser, assistir o que quiser, ouvir o que quiser, baixar o que quiser... comentar artigos segue a mesma linha.

    Abraço a todos, que vou ali fazer meu almoço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Alforje, mas acho que todo mundo gosta de sentir algum retorno quanto aquilo que produz. É claro que a gente não tem tempo de comentar em todos os blogs de todas as pessoas, mas aqueles que a gente realmente curte e gosta, acho que de vez em quando, pode ajudar o cara a se manter motivado.

      Excluir
    2. Eu gosto muito de comentários, mas agora tive a impressão de que alguns podem não ter entendido o que expressei.
      Eu concordo com a campanha que vc lançou.
      Eu só quis pontuar que, TALVEZ, os blogs mais comentados sejam aqueles cujos artigos sejam mais interessantes, atrativos ou bem escritos aos olhos das pessoas que comentam. Tanto o é que este artigo está sendo muito bem comentado, pelo menos pra mim.

      Já coloquei o banner que vc criou no Alforje. Agora, vamos torcer para que isso motive meus leitores a deixarem alguma comentário nos artigos que leem.

      Excluir
  17. Vou entrar nessa também, as pessoas podem falar que não precisam, mas todo mundo curte comentários :D

    ResponderExcluir
  18. Show! Muito boa Diogo! E A arte ficou #ducaralho! *O*

    PS: Acompanho as postagens a um tempo e tenho o "mau costume" de só comentar quando tenho algo a dizer. Vou começar e rever meus conceitos... =]

    ResponderExcluir
  19. Alimentem os blogs, mas trolls causam indigestão!! Mantenham-os longe!!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Leio muitos blogs, mas infelizmente não repondo em nenhum pois leio no trabalho através do google reader (feed), e no meu trabalho a internet é parcialmente bloqueada, daí leio no feed mas não tenho como abrir o link dos blogs em si...

    Mas digo que nesse blog já foz alguns comentários esporádicos, mas tentarei estar mais presente.

    PARABÉNS pelo blog! Excelente conteúdo!

    ResponderExcluir
  22. Ótima ideia, Diogo! Pode ter certeza de que o Vila do RPG entrará nessa campanha. Sempre é bom ler algum comentário sobre nosso trabalho, e até mesmo os trolls acabam contribuindo, hahahahah...

    ResponderExcluir
  23. Uma pergunta, amigo: o banner não tem nenhum link associado a ele?
    Quer dizer, o leitor clica nele e... nada?!

    Confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Sidnei, o link você que configura. No banner que eu coloquei na lateral do blog, clicando nele o leitor é direcionado exatamente para essa postagem.

      Excluir
    2. Achei engraçado o comentário do Sidinei, mas acho que isso pode mesmo ser dúvida de alguns, é legal fazer como o próprio Diogo fez, colocou o banner e um link pro blog dele mesmo com um texto explicativo. Vou pegar a ideia do seu texto também, Diogo.

      Excluir
  24. ótima ideia, o Mais de Mil Dados já aderiu hahaha abç

    ResponderExcluir
  25. Boa!
    Grupo Interpretar e Aprender aderiu à campanha!

    ResponderExcluir
  26. Diogo, mandou muito bem, vou aderir a campanha, se o banner não couber no meu blog, vou ver contigo se pode mandar pra mim num outro tamanha, obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Opa... Muito bacana, Diogo... Vou entrar nessa também =D...

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá Diogo! Sou blogueiro como você e concordo com a sua opinião em relação aos comentários. Sou dono do Culturosofia e sim, irei usar o seu banner no meu blog. Se você não se importar irei criar meu próprio banner, porém, com as suas palavras, pois também desenho muito bem! Obrigado pela motivação!

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Nem lembro mais como cheguei ao seu blog, mas achei a idéia realmente simples e genial então parei pra avisar que estou colocando o banner (e o link pra sua postagem) no meu pacato e despretensioso blog também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Muito legal, gostei da matéria :D

    ResponderExcluir
  32. Ótima ideia ... vou colocar no meu ...

    ResponderExcluir
  33. Eu gostaria de uma versão 250x250px para usar no Rollnplay, assim dá para colocá-lo junto aos Anúncios e ficar "rodando".

    Leandro Rocha

    www.rollnplay.com

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pela iniciativa! ótima ideia! Vou usar no meu blog!

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. e ai gostei muito da campanha, nem sei se ainda ler os comentários mais posso colocar o link da postagem no meu blog se não responder vou postar sem você permitir OK

    ResponderExcluir